segunda-feira, 2 de abril de 2018

Número de inscrição do INSS

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) atua com os benefícios de muitos cidadãos e é comum que as pessoas queiram saber se têm algum saldo a receber ou como está o seu cadastro no órgão. Para essas informações, é necessário que eles consultem o número de inscrição do INSS.

Esse número é chamado também de NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) e mostra a ele se há algum benefício a ser sacado e várias outras informações. Com tanta utilidade, é claro que os cidadãos devem aprender a fazer essa consulta e, de acordo com o que virem, reportar-se ao INSS.

Como fazer a inscrição no INSS?

Número de inscrição INSS
Os cidadãos têm meios diversos de fazer esse cadastramento, inclusive utilizando o site do próprio instituto de seguridade: (www.inss.gov.br/). Também se pode fazer a inscrição através do telefone oficial do órgão, que é o 135.

As pessoas podem escolher fazer a sua inscrição indo ao instituto e os endereços em cada cidade podem ser localizados no site. Porém, existem documentos específicos que se tem de levar ao INSS nessa ocasião, como carteira de identidade e também título de eleitor, além de certidão de casamento ou de nascimento. Será preciso ainda o Cadastro de Pessoa Física (CPF), bem como a carteira de trabalho e que ela esteja assinada.

As pessoas também podem participar do Instituto Nacional de Seguridade Social como afiliados ou não. Para serem afiliados, vai ser preciso que se tornem segurados, ou seja, que eles comprem o carnê de contribuição ou, se estão registrados no momento, que o seu empregador faça corretamente o desconto da contribuição previdenciária. Os não afiliados, geralmente, são os que têm 16 anos.

Como consultar o número de inscrição

Como existem muitas transações previdenciárias nas quais é solicitado o NIT, o trabalhador não pode se confundir e precisa saber encontra-lo. Para os que são beneficiários de programas sociais, esse número está no seu cartão, sendo incluído também nas carteiras de identidade mais recentes.

Ao ligar para o 135 com os seus documentos, o cidadão consegue informar-se sobre a sua inscrição no INSS, bem como se a pessoa for pessoalmente. A inscrição do NIT vem no cartão cidadão e ainda na carteira de trabalho, na mesma folha na qual está a foto e os demais dados.

Há pessoas dispensadas de ter inscrição no INSS?

Nenhuma pessoa é obrigada a ter uma inscrição no Instituto Nacional de Seguridade Social: isso é naturalmente feito assim que o cidadão tem a sua CTPS registrada.

Contudo, diversos indivíduos trabalham sem registro ou não trabalham, não estando no INSS: o problema para essas pessoas é que elas não conseguirão solicitar uma aposentadoria, por exemplo, considerando que não terão contribuição alguma.

Quando elas desejarem pedir a aposentadoria, terão de iniciar uma contribuição voluntária com anos de antecedência.

Porém, os cidadãos que já têm um número de PASEP ou de PIS, dependendo se são funcionários públicos ou do setor privado, não precisam fazer um cadastro de NIT: esses números de identificação correspondem entre si.

E se a inscrição de INSS não funciona?

Se o cidadão está tentando informar-se sobre a sua inscrição usando o telefone ou pela página e não consegue, pode haver algum defeito no sistema naquela hora e recomenda-se que ele faça outra tentativa depois. Se ele continuar não conseguindo ou tiver pressa, é melhor procurar uma unidade do INSS.

Cabe ressaltar que, se o funcionário do instituto também não conseguir visualizar o número de inscrição, há chances de ter ocorrido erro quando esse trabalhador foi registrado ou em algum dado cadastral, precisando-se realizar a correção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que fazer depois que ele broxa?

Se você nunca passou por essa situação constrangedora não fique tão feliz. Estudos revelam que pelo menos 70% dos casais brasileiros já p...