terça-feira, 9 de outubro de 2018

Qual a melhor corda para guitarra?

Olá pessoal bem vindos ao nosso site. Como vocês já sabem esse é um site novo e em um site
que esta começando é super importante receber feedbacks e comentários de vocês, certo? Então vamos lá.

Hoje a gente vai falar de um assunto, que gera bastante dúvida, seja em guitarristas iniciantes, em guitarristas um pouco mais experientes, que é qual corda de guitarra comprar e utilizar em sua guitarra.

De fato, existem hoje muitas marcas, existem tensões diferentes de corda, por exemplo, corda de guitarra 0.9, 010 e existem também materiais diferentes de cordas, vou tentar abordar aqui um pouquinho destes assuntos e te ajudar a escolher a sua próxima corda, acorda que quem sabe você vai se adaptar e vai tocar com ela a partir daí, curso de guitarra.

Então a primeira coisas que vamos falar é sobre marcas de corda de guitarra, a gente tem algumas marcas nacionais e temos algumas marcas importadas, eu falar três marcas que eu já testei, testei outras já, mas estas três são as marcas que eu gostei de tocar e acho importante passar para vocês.

Primeira marca, vou falar de uma nacional, que tem um preço acessível, eu acho que foi uma marca bacana me deu uma resposta legal quando eu precisei dela, hoje eu já não uso mais ela, que são as cordas da Gianinni, apesar de ser uma corda nacional é uma corda de guitarra de boa qualidade, é uma corda que dá uma resposta boa eu utilizei ela durante um bom tempo, até para uma outra corda que daqui a pouco eu falo para vocês, mas esta corda ela realmente deu conta do recado num
bom tempo que precisei dela.

Uma outra marca de corda, esta é importada, eu vou colocar ela como a corda de melhor custo benefício, são as cordas da Daddario, são cordas não muito baratas, também não são as cordas mais caras, porém são cordas muito boas, com boa durabilidade, cordas que tem uma boa resposta e com certeza você vai ter bons resultados, atualmente não é a corda que eu uso, eu tenho utilizado as cordas
de guitarra Elixir, da caixinha azul, porque ela é feita de uma material que eles chamam de Colted, e essa corda para mim faz muito sentido, porque eu tenho muito ácido úrico, então mesmo as cordas da Daddario conforme eu vou utilizando ela com o tempo, ela acaba enferrujando com uma certa facilidade.

Então por conta desse problema que eu tenho com ácido úrico eu prefiro utilizar as cordas da Elixir, elas são mais caras, consideravelmente mais caras que as cordas da Daddario, mas são excelentes cordas e eu indico para vocês testarem.

Um cuidado que você tem que ter com estas cordas, principalmente se você compra pela internet, é que existem muitas falsificações desta corda, então é bom que você tenha certeza do comprador que você esteja comprando, se você comprar no mercado livre é legal ver as recomendações dele, ou então ir até uma loja mesmo, quem esta em São Paulo, pode ir até a Teodoro Sampaio, ali tem diversas lojas que conseguem vender esta corda original num preço bacana, um preço de mercado, que você vai conseguir adquirir a corda.

Falamos aqui então das marcas de cordas de guitarra, então vamos falar de um outro assunto que também gera bastante dúvida que a tensão da corda, existem cordas 0.9, na verdade é 0,009, as cordas 0.10, que na verdade é 0,010, enfim o que significa este 09, este 010, primeiro ele significa qual é a espessura da corda, quantos milímetros tem a primeira corda da guitarra, ou seja, a corda Mizinha.

Então é importante que você saiba o que é estas nomenclaturas. Muitas pessoas definem espessura da corda, de acordo com o estilo de música. Vamos lá, primeira coisa importante a dizer, o estilo que você toca não necessariamente é o que define a corda, a espessura da corda que você vai utilizar, este sim é um critério importante, que você tem que considerar, porque tem a pegada do estilo do também, e isto influencia na corda que você escolhe, mas tem dois outros fatores importantes.

O primeiro fator é, qual o seu nível? Iniciante ou um guitarrista intermediário ainda, não tem tanta fluência, tanta experiência na guitarra. É preferível utilizar cordas 0.9 ou 010. E por quê? São cordas que têm uma tensão menor, ou seja, você consegue dar bends, praticar slides ou executar outras técnicas sem muito esforço. E não vai agredir tanto também os seus dedos, então você vai conseguir fazer isso com uma certa facilidade.

Cordas 011 ou 012 exigem que você exerça uma força maior para conseguir aplicar este tipo de técnica, principalmente o bend, porém como eu disse anteriormente não é o estilo que vai definir qual a melhor corda para guitarra, e também não só o tempo de experiência que você tem na guitarra, por exemplo, muitos guitarristas utilizam cordas 012, por exemplo, para tocar um metal pesado, mas acabam trabalhando uma outra afinação na guitarra, ao invés da afinação padrão, eles acabam fazendo uma afinação diferente, que pode chegar até 1 tom e meio abaixo da afinação padrão, o que isso significa na prática, hora de tocar, que essas cordas vão ter uma tensão menor, ou seja, você precisará fazer menos força para executar este tipo de técnica, então é importante você considerar também a afinação dos seu instrumento na hora de tocar, então as músicas que vocês esta querendo tirar na guitarra, ou seja de composições suas, ou de bandas que você gosta, como é afinação da guitarra nessas músicas?

Se a afinação for E, e você for um guitarrista iniciante ou intermediário, o ideal é que você utilize uma corda 09, ou 010. Eu mesmo prefiro utilizar a corda 0.9, essa marca como eu disse, a Elixir, apesar de ser 0.9, é uma corda que tem uma tensão um pouquinho maior do outras cordas 0.9 como a Daddario, por exemplo, ou ainda como a Giannini. A Elixir é mais intermediária, é quase uma 010.

Tem uma pegada legal, um som bacana e me satisfaz eu fico bem tranquilo em utilizar esta corda 09, eu toco, para vocês saberem, Blues, Rock, Punk Rock, Hard Rock, enfim, eu sou bastante versátil, gosto de tocar bastante coisa e esta corda Elixir 0.9, me ajuda e é a corda que melhor me atende.

Então é isso pessoal, falamos aqui de algumas marcas, falamos um pouquinho da tensão também, se ainda existir alguma dúvida sobre o tema só deixar um comentário aqui embaixo, que a gente responde nos próximos vídeos e também respondemos nos próprios comentários.

Valeu pessoal até a próxima e faça um curso de guitarra online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que fazer depois que ele broxa?

Se você nunca passou por essa situação constrangedora não fique tão feliz. Estudos revelam que pelo menos 70% dos casais brasileiros já p...