segunda-feira, 9 de abril de 2018

Como funciona a carta de concessão do INSS

carta de concessão do INSS é um documento emitido pela Previdência que tem por objetivo informar o cidadão a respeito da forma de cálculo do seu benefício e informa-lo a respeito do banco responsável pelo seu processo.

É por meio da Carta de Concessão que o beneficiário recebe todos os tipos de benefícios concedidos pelo INSS, aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade, etc.

Na Carta de Concessão do INSS o beneficiário vai encontrar:
  • Número do Benefício
  • Valor mensal do Benefício
  • Data do requerimento
  • Data de Vigência
  • Relação de valores salariais
Essa carta é muito importante, tanto para receber o benefício pelo INSS quanto para o processo de revisão e aumento do benefício ou algum outro processo judicial, por isso procure guardá-la em um local seguro.

Carta de Concessão do INSS

Os processos da Carta de Concessão

Você pode acompanhar seu processo de concessão do seu benefício junto ao INSS, podendo estar:
  • Habilitado: significa que seus documentos estão em análise e a concessão do benefício ainda não foi definida
  • Concedido: seu benefício foi concedido pela Previdência e em breve você receberá a Carta de Concessão para a realização do Saque
  • Indeferido: o seu pedido de benefício foi negado pelo INSS, podendo ser por erros, impossibilidade de aposentadoria ou pelo resultado da perícia.
É importante ficar atento a situação do seu benefício, aos prazos e possíveis problemas que podem surgir durante o processo. Caso tenha alguma dúvida, o INSS possui um sistema transparente e pronto para te atender, que você confere ao final.

Como consultar a Carta de Concessão do INSS pela internet

Para consultar a sua Carta de Concessão do INSS pela internet ao invés de ter que aguardar em sua residência, ou nos casos em que essa carta foi perdida, você deve seguir os seguintes passos:
  1. Primeiramente, acessar a página do Meu INSS, através do link: https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/
  2. Lá, procurar por “Carta de Concessão” e selecionar essa opção
  3. Fazer o seu Login ou Cadastro no site do Meu INSS. Para o Login, você vai precisar do seu CPF e da senha recebida na APS ou nos bancos autorizados (Código NAI).
  4. Caso você tenha se cadastrado para acessar pela primeira vez, é necessário responder adequadamente uma série de perguntas a respeito da sua contribuição para o INSS ou validar a sua senha nos postos de atendimento da Previdência Social ou ligando no número 135.
  5. Preencha os campos com seu Número do Benefício e dados pessoais
  6. Imprima ou salve a sua Carta de Concessão do INSS
Com essa Carta de Concessão em mãos você pode se dirigir ao banco mais próximo e solicitar o seu benefício.

Documentos necessários

Para poder consultar a Carta de Concessão do INSS pela internet você deve possuir em mãos os seguintes documentos:
  • Número do Benefício, também conhecido como o número do protocolo de quando você deu entrada no processo;
  • Documentos pessoais: RG e CPF
Além disso, se for sua primeira consulta você deverá lembrar a respeito das últimas contribuições feitas para o INSS e sobre o último trabalho que teve registrado em carteira.

Dúvidas

Se não conseguiu acessar a sua Carta de Concessão do INSS pela internet ou se surgiu algum problema com seu processo, não se preocupe!

Você pode entrar em contato através do chat no site do Meu INSS que os atendentes te orientarão a respeito do que deu errado no seu processo pelo site.

Você também pode optar por ligar para o número 135 e solicitar ajuda ou o próprio Número do Benefício, mas lembre-se que é necessário ter em mãos todos os documentos informados para caso seja necessário.

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